Etarismo: Uma nova palavra para um velho preconceito

Postagem atualizada em: ㅤ

Autora do livro Etarismo: Um novo nome para um velho preconceito (Matrix), a psicóloga Fran Winandy é uma das pioneiras no país a pesquisar esse tema dentro das organizações. 

Como gosta de afirmar, se você nunca foi alvo de preconceito etário, possivelmente o será, já que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, um a cada dois idosos no mundo são discriminados.

Esse cenário precisa mudar já, pois o tempo presente pede a todos nós, indivíduos, empresas e grupos, posturas mais flexíveis, inclusivas e dinâmicas para darmos conta de um mundo que não para de se transformar.

Confira neste bate-papo a importância do aprendizado contínuo, saiba como não escorregar na vitimização e fique a par do que as empresas estão fazendo para se reformular diante dos desafios da longevidade

Ah, Fran Winandy também dá dicas ótimas para você se recolocar no mercado de trabalho. Não perca essa!

E lembre-se: a conscientização sobre o preconceito etário não apenas melhora o ambiente de trabalho, também potencializa o aproveitamento da diversidade de competências que profissionais de diferentes idades trazem para o ambiente corporativo

Por isso, é essencial que as empresas adotem políticas de inclusão que valorizem a experiência e a sabedoria dos trabalhadores mais velhos, ao mesmo tempo em que promovam a troca de conhecimentos entre gerações.

Essa pode ser uma poderosa ferramenta de crescimento e inovação dentro das empresas.

No contexto atual, onde a longevidade e a capacidade de trabalho se estendem, as empresas que souberem aproveitar o potencial dos profissionais mais experientes estarão à frente no mercado. 

Portanto, a integração e a valorização de profissionais de todas as idades não é apenas uma questão de justiça ou ética, mas uma estratégia inteligente de negócios.

Fran Winandy, com sua vasta experiência e pesquisa sobre o tema, nos mostra que é possível e necessário mudar esse cenário, promovendo um mercado de trabalho mais justo e equitativo para todas as idades. 

Não perca a oportunidade de aprender com suas dicas e de se recolocar no mercado de trabalho com confiança e competência!

Gostou do nosso podcast? Nos siga no Spotify e no Instagram !

Se você gostou dessa temática, também vai gostar deste artigo aqui: 

Como superar desafios no mercado de trabalho a partir dos 50 anos? 5 mitos e verdades sobre os seniores



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *